terça-feira, 9 de abril de 2013

Doenças que tratamos


A Síndrome de Arnold Chiari descreve a herniação da parte inferior do cerebelo (as amígdalas ou tonsilas cerebelosas) através do forame magno para o canal vertebral.


Existem 4 tipos de Síndrome de Arnold Chiari:

I.               Herniação das amígdalas cerebelosas sem outra malformação do sistema nervoso.
II.             Herniação das amígdalas cerebelosas associadas a uma outra malformação neuro-vertebral que fixa a medula espinhal ao canal vertebral (por exemplo: espinha bífida, mielomeningocele, ect.).
III.           Herniação das amígdalas cerebelosas com encefalocele occipital e anomalias  do SACH II.
IV.           Herniação das amígdalas cerebelosas com aplasia ou hipoplasia do cerebelo associada com aplasia de tentorium cerebelli



A Siringomielia Idiopatica se carateriza pela aparição de uma cavidade cística dentro da medula espinhal acompanhada de sintomas de deterioração geral da medula de predomino sensitivo à temperatura.

A Escoliose Idiopática é uma malformação que resulta em curvatura lateral da coluna vertebral.

Todas essas doenças podem ser secundarias (devidos a uma trauma ou tumor). Mais até agora no casos que não fossam secundarias, haviam sido consideradas como idiopática, ou seja, sem causa conhecida.

O Dr. Royo introduziu com a sua teoria a explicação do origem dessas patologias na tração anormal da medula espinhal produzida pelo filum terminale aparentemente normal mas excessivamente tenso. Assim, conectou essas três doenças, até agora consideradas como independentes numa etiopatologia comum.



Um comentário:

  1. Oi Barbara, descobri ter siringohidromielia em agosto de 2012. Por conta de dores muito fortes no ombro e no braço esquerdo, foi solicitado uma ressonância magnética e veio o laudo de siringo em c5 e c6, T1 com a extensão de 3 cm. Daí fui a 4 neurologistas até chegar no atual (neurocirurgião). Sinto dores fortes nas costas, principalmente na nuca, ombros, meu braço esquerdo doe e minha mão esquerda adormece facilmente. Dores de cabeça absurdas, seguidas de tonturas, meus pés e mãos tem um formigamento que me deixa impaciente, e agora a novidade é a sensação do ouvido esquerdo estar cheio.O meu médico me disse agora que esses sintomas não são da siringo, e depois me fala em uma possível punção, mas acha muito pequena a minha siringomielia. E agora, o que faço? Estou me sentindo completamente perdida. Sem nenhuma direção, pois não consigo entender afinal de contas porque tantas dores, tanto sofrimento. Me ajudem por favor.

    ResponderExcluir